>

Fast Track: como funciona

fast-track
Fast Track: como funciona

O Fast Track é um regime especial que permite antecipar o recebimento dos créditos de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) antes que haja verificação realizada pelo fisco. Com isso, facilita o acesso ao benefício que traz benefícios como a melhora do fluxo de caixa para as empresas. Entenda como ele funciona e quais empresas podem ser beneficiadas pelo Fast Track.

O que é o Fast Track?

Como o nome em inglês sugere ( “via rápida”), este é um regime especial que agiliza a liberação dos créditos de ICMS mediante garantia. Ou seja, ele permite a dispensa prévia da comprovação do valor a ser apropriado, como garante o artigo 37 da Portaria CAT 26/2010.

Quem pode se beneficiar com esse regime especial?

Todas as empresas geradoras de saldo credor continuado podem pleitear o Fast Track, desde que tenham um histórico de pedidos de crédito acumulado do ICMS no E-CREDAC.

Como pleitear o Fast Track?

A solicitação é feita via processo administrativo e funciona da seguinte forma:

Com o pedido de crédito acumulado, a empresa anexa uma garantia, que pode seguro garantia, mediante fiança bancária ou seguro de obrigações contratuais, com montante especificado e não inferior ao valor a ser apropriado.

Na maioria dos casos, a Secretaria da Fazenda exige essa garantia tenha uma vigência de 2 anos (24 meses) neste regime especial e que represente uma vez e meia o valor do crédito pleiteado naquele mês específico, ou seja 150% do valor dos créditos pleiteados.

Também é preciso anexar ao pedido mensal uma apólice de seguro para aquele pedido seja protocolado.

A partir daí, a Secretaria da Fazenda deve deferir imediatamente o pedido para que a empresa solicitante já possa utilizá-lo no E-CREDAC, em conformidade com as leis vigentes.

Em que momento é possível começar a utilizar o regime?

No mês seguinte em que o pedido do regime for autorizado pela Secretaria da Fazenda já é possível se beneficiar com o Fast Track.

Quais as vantagens desse regime especial?

O principal benefício da utilização do Fast Track está na melhora do fluxo de caixa da empresa.

Dúvidas frequentes

Ficou com dúvidas com relação a esse regime especial? Fale conosco! Somos especialistas em recolhimento de créditos de ICMS e podemos ajudar sua empresa.